Sentimentos
Manuel declara-se a Lúcia. Ao saber que a antiga namorada está prestes a casar com Sertório, o pai de Leonor revela-lhe que ainda a ama e que quer ficar com ela
Com a recente aproximação de Lúcia, Manuel apercebe-se que ainda está apaixonado pela antiga namorada. Em conversa com Francisco, Manuel confessa-lhe os seus sentimentos. Assim que descobre que Lúcia vai casar decide tomar uma atitude e procura-a em sua casa. Assim que Lúcia abre a porta Manuel abraça-a, beija-a e pede-lhe para não casar com António Lobo, o nome pelo qual Sertório se faz passar.
Lúcia no entanto é directa e diz-lhe que não há nada a fazer pois vai mesmo casar. Desesperado, o pai de Leonor diz-lhe que ela ainda o ama e que não pode casar com outra pessoa mas Lúcia está decidida e pede-lhe para não lhe fazer mais perguntas sobre o casamento. Com lágrimas nos olhos, Manuel diz-lhe que respeita a decisão. Mais tarde porém, Manuel volta a tentar aproximar-se de Lúcia mas é rejeitado e Lúcia avisa-o que se ele continuar assim, nem amigos poderão ser.